Como diz o título, um dos ensinamentos do esporte é priorizar o mais importante.
Pode parecer óbvio.
Mas a prática é que nos conduz a saber o que é ou não prioritário.
Os principais ensinamentos
O esporte, e principalmente o Triathlon, se praticado seriamente, nos dá inúmeros ensinamentos que serão válidos para todos os aspectos de nossa vida.
E temos também de estar preparados para as críticas de quem não pratica e, portanto, não nos entende.
Os ensinamentos são principalmente: organização, persistência, perseverança, resiliência e superação, força de vontade.
Em nossa Língua Portuguesa, alguns têm o mesmo significado, como Persistência e Perseverança, e até mesmo Força de Vontade.
Na prática, cada um tem o seu significado específico:
Persistência no esporte = Não desistir, independentemente de resultados.Perseverança no esporte = Saber que nada vem do dia para a noite. É necessário ter perseverança para dar continuidade e ver a evolução aos poucos.Força de Vontade no esporte = Saber que será necessário tê-la de forma suficiente, para se manter focado(a) em seu objetivo.Como disse, são palavras com significados "iguais" ou muito parecidos.Mas, coloquei em minha mente que cada um tem seu significado maior.Resiliência, entretanto, é um dos maiores ensinamentos do esporte.
Tecnicamente, Resiliência é a característica dos materiais que podem ser deformados por agentes externos e que retornam sempre ao estado e à forma originais.Na prática esportiva, Resiliência funde-se, de certa forma, com o conceito de Superação, pois, à medida que adquirimos Resiliência, aumenta a nossa consciência de que temos (ou podemos adquirir) a força necessária para superar todos e quaisquer obstáculos... a consciência de que conseguimos sofrer e assimilar o sofrimento, fazendo dele uma força maior para atingir o objetivo.Isto vale (por exemplo) para aqueles treinos de endurance (longuíssimos) e/ou de velocidade (curtíssimos e intensos), nos quais pensamos que não seremos capazes.
O esporte dirá...
Imagine-se, sem nunca ter treinado, digamos, uns 40 km de bike, ter de treinar 200 km para fazer seu primeiro Ironman.
Claro que a evolução será gradativa.
Você, por melhor assessorado que esteja, vai errar muito no progresso dos treinos; irá passar do seu limite de velocidade; irá falhar na hidratação e na alimentação... Até chegar ao ponto de terminar um treino de 90 km, largar a bike, cair deitado no chão e dizer: - "Que merda! Eu não consigo pedalar 90 km! Como vou completar um Ironman?"
E isso é só o começo, porque a pressa é inimiga da perfeição.
Você vai, sim, conseguir fazer o seu Ironman.
Mas, o próprio esporte vai te ensinar como.
Ao conseguirmos completar esses treinos, nos sentimos extremamente gratificados.
E isso será levado para o resto da vida.
Nossas atividades normais, sejam no trabalho, na vida pessoal, enfim... serão todas afetadas positivamente por essas capacidades que desenvolvemos.
Hoje em dia, em todos os perrengues que acontecem em nossas vidas e, inevitáveis que são, sou imensamente grato aos ensinamentos que o esporte me deu e ainda continua dando.
Quanto às críticas...
Ah! Essas não valem nada!Críticas sempre existirão.Negocie com quem convive com você.E, aquelas feitas por pessoas que não são próximas, delete-as.Simples assim.Já ouvi coisas do tipo "você só pensa nisso", "você vive pra isso", "você isso e aquilo"...Já "maldaram" muito a minha vida, em função da vida que levamos.Daí que tenho um pequeno conselho...Como disse Zeca Pagodinho:
""Se eu quiser fumar eu fumoSe eu quiser beber eu beboPago tudo que eu consumoCom o suor do meu empregoConfusão eu não arrumoMas também não peço arregoEu um dia me aprumoTenho fé no apego""
Keep sporting !!!