Já postei sobre a T1 e a T2 (Transições).
Já postei sobre a Natação, embora não
especificamente para iniciantes, muito mais para eles.
Hoje, vou falar um pouco sobre o Ciclismo em
treinos e provas de Triathlon.
Nos grupos de redes sociais dos quais participo,
tenho visto inúmeras dúvidas de atletas que estão entrando no mundo maravilhoso
do Triathlon.
Quanto à modalidade Ciclismo, vejo dúvidas sobre
tipo de bike, equipamentos, roupas, enfim...
Sem querer ser exemplo para ninguém, acompanhem...
* Fiz minha primeira prova,
um Short do Troféu Brasil, com uma Bike Normal.
Nem Mountain Bike era.
Era a bike que usava para ir
à faculdade e para me locomover pela cidade quando não queria ir de carro.
Tentando lembrar quantas
marchas tinha...
20 ??? Acho que não.
Tinha apenas um volantão,
logo não poderia ter 20 marchas.
10 marchas, então??? Hummmm...
Também não.
Ah! Lembrei. Era apenas uma.
Pelo menos, não tinha que
ficar pensando em troca de marchas. kkk
* Depois, me inscrevi para o
Internacional de Santos, prova na distância Olímpica.
Na antevéspera da prova,
meus amigos Mineiro, Estephan, Eugênio (hoje, um renomado advogado) e Baltazar
(dentre outros) me "obrigaram" a usar uma Bike Road antiqüíssima (uma
relíquia) dos irmãos Cidral (Felipe e Fred, da Kokymbus Pizzaria e Picanha),
que gentilmente a emprestaram.
Fiz a prova com ela, sem
nunca ter andado numa bike assim.
Claro que foi muito melhor
do que fazer com a minha, embora eu houvesse dito que assim preferiria.
* Aos poucos, comprei minha
primeira Road, montada pelo antecessor do Amin, da Cyclo Club.
Já foi um
enorme up.
* Depois, já na era Amin,
montei outra, uma Aerotech com quadro zerado, relação de 20 marchas.
* Como, até então, as provas
que fiz sempre foram sem vácuo, eu observava os atletas de TT e ia, aos poucos,
adaptando minha Road, colocando clip, garfo de carbono, canote do selim de
carbono.
E ia também tentando mudar a
posição de pedalar, entre outras coisas.
* Finalmente, depois de
fazer com a minha Road inclusive alguns Long Distance de Pirassununga, às
vésperas de outro Long lá mesmo, em Pira, fui ao Paterline Bikes e troquei a
minha Road por uma Cervélo P2 usada, minha primeira TT.
* Depois disso, fui
trocando, sempre por usadas, até comprar minha primeira TT zerada, com a qual
fiquei vários anos, até vendê-la para o brother Fernando Rocha, quando comprei
minha atual P3.
Já estou com ela há pelo
menos uns 8 anos, acho eu.
Comprei-a do Max,
famosíssimo atleta e empreendedor que, na época, era o representante da Cervélo
no Brasil.
Explicando...
O que quero dizer com essa
longa história é que, no Triathlon, em cada modalidade, mas, principalmente no
ciclismo (que é a mais cara das três), você não precisa começar pelo Ironman. E
nem deve.
É muito melhor começar pela
distância Short e ir evoluindo aos poucos.
Com os equipamentos é
exatamente a mesma coisa.
Então... Depois deste preâmbulo, vou tentar passar
um pouco da minha experiência nos diversos tipos de provas, para que quem
esteja começando possa fazer uma boa etapa de ciclismo.
Antes de definir por distância de prova, precisamos
saber se é ou não permitido vácuo.
Se for permitido, faça com uma Road.
Esqueça as bikes TT.
Inclusive, nas provas com vácuo, normalmente é
proibido fazer com as TT.
1 – Distância Short (natação 750 m +
ciclismo 20 km + corrida 5 km)
Distância que, embora curta,
exige "coração na boca".
Não há muito a dizer, porque,
tanto na natação, quanto no ciclismo, quanto na corrida, o atleta precisa dar
seus 100% o tempo todo.
Para ser competitivo, é
claro!
Para realizar o sonho de
completar o seu primeiro Triathlon, basta seguir as recomendações para as
demais distâncias, abaixo.
2 -
Distância Olímpica (natação 1500 m + ciclismo 40 km + corrida 10 km)
A partir desta distância, a
prova já exige, para a maioria dos atletas, uma certa estratégia.
Afinal, após nadar 1.500 m,
você irá pedalar por 40 km (aproximadamente 1h20 m, tomando por base uma média
de 30 km/h) e depois irá correr 10 km.
Sei que, para muitos ótimos
atletas, o Olímpico é como o Short. Coração na boca o tempo todo.
Para os iniciantes, recomendo que, se houverem seguido os conselhos
sobre a Natação, sigam também estes para Ciclismo.
Saiu bem da natação, sem
estar "afogado", com a FC relativamente baixa? Vamos seguir o mesmo
ritual na bike.
Em primeiro lugar, você já
deve ter deixado tudo de acordo na T1, para não perder muito tempo nela.
Se for pedalar com
sapatilhas de ciclismo, tenha a mais absoluta certeza de que não vai fazer
isso pela primeira vez. Tenha certeza de que já tenha treinado o suficiente
com elas para montar e desmontar com segurança.
Observe o local correto de
montar em sua bike e as regras da competição sobre monte, desmonte, distâncias
permitidas para o atleta da frente etc.
Ao começar o ciclismo,
recomendo que tenha deixado sua bike na transição, com o câmbio no volantinho
e uma relação traseira intermediária, para não precisar sair fazendo muita
força nas pernas para ganhar velocidade.
Aos poucos, você irá
aumentando a velocidade e subindo o câmbio para o volantão, e depois irá
adequando as marchas traseiras de acordo com sua competência.
Aproveite a etapa do ciclismo para se hidratar e
suplementar muito bem para a etapa da corrida.
É muito ruim deixar isso de
lado.
3 –
Distância Long (natação 1900 m + ciclismo 90 km + corrida 21 km)
A partir daqui, já temos que
virar a chave.
Apenas como parâmetro, quem
conseguir pedalar os 90 km em velocidade média de 30 km/h vai ficar 3 horas com
a bunda no selim.
Então, daqui para frente,
recomendo muito a bike TT.
Isto levando em consideração
que a prova seja sem vácuo, que você tenha experiência suficiente para usar
sapatilhas, Garmin para monitorar a FC entre outros dados.
Recomendo fortemente que
faça uma programação de hidratação adequada e a siga rigorosamente,
para poder agüentar a meia-maratona de corrida que virá a seguir.
4 – Ironman (3800 m de natação + 180
km de ciclismo + 42,1 km de corrida)
Pronto.
Viramos a chave totalmente.
Sem me alongar, basta seguir
os demais conselhos, acima, e adicionar os que seguem.
É nesta etapa que transcorre
a maior parte de um Ironman.
Usando como parâmetro os
mesmos 30 km/h de média, serão "somente" 6 horas pedalando
ininterruptamente.
Portanto é sobre a bike que
você vai fazer seu café da manhã, seu almoço e seu lanche da tarde.
E você não vai querer fazer
isso correndo uma maratona.
Se você chegou até o Ironman,
espero que tenha passado por todas as experiências anteriores.
Finalmente
Começar em Triathlon usando
equipamentos de última geração, bikes muito caras, roupas especiais, etc. fará
você gastar bastante.
Nada contra. Desde que tenha
recursos para isso.
Mas, na relação custo /
benefício, o melhor é investir em uma boa assessoria técnica, boa alimentação,
muitos treinos feitos com qualidade.
Tenho fotos minhas correndo
o Internacional descalço (Triathleta da Idade da Pedra) e também
correndo de sunga, boné e uma camiseta comum.
Como disse lá em cima, não quero ser
exemplo para ninguém.
Só pretendo transmitir aquilo que
aprendi fazendo errado (e pagando o preço), para que não cometam os mesmos
erros.
Bóra lá,
que o Triathlon está precisando de novos valores!
3AV
Marco Cyrino
A primeira road bike foi uma bernardi verde que era do Fredão da kokimbos... O proprietário da Cicle Club era o Rogério, irmão do Rivaldo Martins. Os mecanicos eram o Sergio (hoje morando no hawaii) e o Alexandre....
ResponderExcluirIsso, isso, isso....exatamente isso Stephan. Além do que teu nome é sem o "E" na frente....rsrsrs. Abração, meu amigo.
ExcluirMeu primeiro Ironman foi com uma Trek de alumínio sem clip! Não era o que eu queria, era o que eu tinha para o momento!Foi uma experiência boa!
ResponderExcluirÉ assim mesmo, Hélio. Fazemos o que podemos com o que temos....rsrsrs.
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