domingo, 17 de novembro de 2019

Resumão - Dicas sobre Ciclismo, para os iniciantes


Já postei sobre a T1 e a T2 (Transições).

Já postei sobre a Natação, embora não especificamente para iniciantes, muito mais para eles.

Hoje, vou falar um pouco sobre o Ciclismo em treinos e provas de Triathlon.

Nos grupos de redes sociais dos quais participo, tenho visto inúmeras dúvidas de atletas que estão entrando no mundo maravilhoso do Triathlon.

Quanto à modalidade Ciclismo, vejo dúvidas sobre tipo de bike, equipamentos, roupas, enfim...


Sem querer ser exemplo para ninguém, acompanhem...

* Fiz minha primeira prova, um Short do Troféu Brasil, com uma Bike Normal.

Nem Mountain Bike era.

Era a bike que usava para ir à faculdade e para me locomover pela cidade quando não queria ir de carro.

Tentando lembrar quantas marchas tinha...
20 ??? Acho que não.
Tinha apenas um volantão, logo não poderia ter 20 marchas.
10 marchas, então??? Hummmm... Também não.
Ah! Lembrei. Era apenas uma.
Pelo menos, não tinha que ficar pensando em troca de marchas. kkk

* Depois, me inscrevi para o Internacional de Santos, prova na distância Olímpica.

Na antevéspera da prova, meus amigos Mineiro, Estephan, Eugênio (hoje, um renomado advogado) e Baltazar (dentre outros) me "obrigaram" a usar uma Bike Road antiqüíssima (uma relíquia) dos irmãos Cidral (Felipe e Fred, da Kokymbus Pizzaria e Picanha), que gentilmente a emprestaram.

Fiz a prova com ela, sem nunca ter andado numa bike assim.
Claro que foi muito melhor do que fazer com a minha, embora eu houvesse dito que assim preferiria.

* Aos poucos, comprei minha primeira Road, montada pelo antecessor do Amin, da Cyclo Club.
Já foi um enorme up.

* Depois, já na era Amin, montei outra, uma Aerotech com quadro zerado, relação de 20 marchas.

* Como, até então, as provas que fiz sempre foram sem vácuo, eu observava os atletas de TT e ia, aos poucos, adaptando minha Road, colocando clip, garfo de carbono, canote do selim de carbono.
E ia também tentando mudar a posição de pedalar, entre outras coisas.

* Finalmente, depois de fazer com a minha Road inclusive alguns Long Distance de Pirassununga, às vésperas de outro Long lá mesmo, em Pira, fui ao Paterline Bikes e troquei a minha Road por uma Cervélo P2 usada, minha primeira TT.

* Depois disso, fui trocando, sempre por usadas, até comprar minha primeira TT zerada, com a qual fiquei vários anos, até vendê-la para o brother Fernando Rocha, quando comprei minha atual P3.

Já estou com ela há pelo menos uns 8 anos, acho eu.
Comprei-a do Max, famosíssimo atleta e empreendedor que, na época, era o representante da Cervélo no Brasil.


Explicando...

O que quero dizer com essa longa história é que, no Triathlon, em cada modalidade, mas, principalmente no ciclismo (que é a mais cara das três), você não precisa começar pelo Ironman. E nem deve.

É muito melhor começar pela distância Short e ir evoluindo aos poucos.

Com os equipamentos é exatamente a mesma coisa.


Então... Depois deste preâmbulo, vou tentar passar um pouco da minha experiência nos diversos tipos de provas, para que quem esteja começando possa fazer uma boa etapa de ciclismo.

Antes de definir por distância de prova, precisamos saber se é ou não permitido vácuo.

Se for permitido, faça com uma Road.
Esqueça as bikes TT.
Inclusive, nas provas com vácuo, normalmente é proibido fazer com as TT.


1 – Distância Short (natação 750 m + ciclismo 20 km + corrida 5 km)

Distância que, embora curta, exige "coração na boca".

Não há muito a dizer, porque, tanto na natação, quanto no ciclismo, quanto na corrida, o atleta precisa dar seus 100% o tempo todo.
Para ser competitivo, é claro!

Para realizar o sonho de completar o seu primeiro Triathlon, basta seguir as recomendações para as demais distâncias, abaixo.


2 - Distância Olímpica (natação 1500 m + ciclismo 40 km + corrida 10 km)

A partir desta distância, a prova já exige, para a maioria dos atletas, uma certa estratégia.

Afinal, após nadar 1.500 m, você irá pedalar por 40 km (aproximadamente 1h20 m, tomando por base uma média de 30 km/h) e depois irá correr 10 km.

Sei que, para muitos ótimos atletas, o Olímpico é como o Short. Coração na boca o tempo todo.

Para os iniciantes, recomendo que, se houverem seguido os conselhos sobre a Natação, sigam também estes para Ciclismo.

Saiu bem da natação, sem estar "afogado", com a FC relativamente baixa? Vamos seguir o mesmo ritual na bike.

Em primeiro lugar, você já deve ter deixado tudo de acordo na T1, para não perder muito tempo nela.

Se for pedalar com sapatilhas de ciclismo, tenha a mais absoluta certeza de que não vai fazer isso pela primeira vez. Tenha certeza de que já tenha treinado o suficiente com elas para montar e desmontar com segurança.

Observe o local correto de montar em sua bike e as regras da competição sobre monte, desmonte, distâncias permitidas para o atleta da frente etc.

Ao começar o ciclismo, recomendo que tenha deixado sua bike na transição, com o câmbio no volantinho e uma relação traseira intermediária, para não precisar sair fazendo muita força nas pernas para ganhar velocidade.

Aos poucos, você irá aumentando a velocidade e subindo o câmbio para o volantão, e depois irá adequando as marchas traseiras de acordo com sua competência.

Aproveite a etapa do ciclismo para se hidratar e suplementar muito bem para a etapa da corrida.
É muito ruim deixar isso de lado.


3 – Distância Long (natação 1900 m + ciclismo 90 km + corrida 21 km)

A partir daqui, já temos que virar a chave.

Apenas como parâmetro, quem conseguir pedalar os 90 km em velocidade média de 30 km/h vai ficar 3 horas com a bunda no selim.

Então, daqui para frente, recomendo muito a bike TT.
Isto levando em consideração que a prova seja sem vácuo, que você tenha experiência suficiente para usar sapatilhas, Garmin para monitorar a FC entre outros dados.

Recomendo fortemente que faça uma programação de hidratação adequada e a siga rigorosamente, para poder agüentar a meia-maratona de corrida que virá a seguir.


4 – Ironman (3800 m de natação + 180 km de ciclismo + 42,1 km de corrida)

Pronto.
Viramos a chave totalmente.

Sem me alongar, basta seguir os demais conselhos, acima, e adicionar os que seguem.

É nesta etapa que transcorre a maior parte de um Ironman.

Usando como parâmetro os mesmos 30 km/h de média, serão "somente" 6 horas pedalando ininterruptamente.

Portanto é sobre a bike que você vai fazer seu café da manhã, seu almoço e seu lanche da tarde.
E você não vai querer fazer isso correndo uma maratona.

Se você chegou até o Ironman, espero que tenha passado por todas as experiências anteriores.


Finalmente

Começar em Triathlon usando equipamentos de última geração, bikes muito caras, roupas especiais, etc. fará você gastar bastante.
Nada contra. Desde que tenha recursos para isso.

Mas, na relação custo / benefício, o melhor é investir em uma boa assessoria técnica, boa alimentação, muitos treinos feitos com qualidade.

Tenho fotos minhas correndo o Internacional descalço (Triathleta da Idade da Pedra) e também correndo de sunga, boné e uma camiseta comum.


Como disse lá em cima, não quero ser exemplo para ninguém.

Só pretendo transmitir aquilo que aprendi fazendo errado (e pagando o preço), para que não cometam os mesmos erros.


Bóra lá, que o Triathlon está precisando de novos valores!

3AV
Marco Cyrino


4 comentários:

  1. A primeira road bike foi uma bernardi verde que era do Fredão da kokimbos... O proprietário da Cicle Club era o Rogério, irmão do Rivaldo Martins. Os mecanicos eram o Sergio (hoje morando no hawaii) e o Alexandre....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso, isso....exatamente isso Stephan. Além do que teu nome é sem o "E" na frente....rsrsrs. Abração, meu amigo.

      Excluir
  2. Meu primeiro Ironman foi com uma Trek de alumínio sem clip! Não era o que eu queria, era o que eu tinha para o momento!Foi uma experiência boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Hélio. Fazemos o que podemos com o que temos....rsrsrs.

      Excluir