Objetivos
Selecionamos, traduzimos e adaptamos criteriosamente este
artigo, com o objetivo de ajudar todos os tipos de ciclistas a pedalarem
com maior segurança, nos diversos tipos de sistemas viários, através do
conhecimento dos riscos envolvidos em diversas situações, e das atitudes e
medidas que poderão evitar acidentes.
Aplicabilidade
Estes conselhos se
aplicam a todas as situações em que a bike for utilizada para fins esportivos,
recreativos, ou simplesmente como meio de transporte.
Algumas das exigências
legais mencionadas são aplicáveis nos EUA e/ou Canadá e/ou Reino Unido e/ou
Austrália, mas não necessariamente no Brasil (embora muito apropriadas).
Fontes
As fontes estão sempre acessíveis através de links em azul claro,
enfatizados.
Seu conteúdo (em Inglês) apresenta estatísticas, dados e
artigos, válidos para os países acima mencionados, mas certamente aplicáveis
(infelizmente de forma agravada) ao nosso país...
Embora suas datas possam sugerir números diferentes para a
atualidade, isto não afeta a validade dos aspectos que elas enfatizam.
Outras características do texto
Algumas frases (dos tipos "eu fiz", "eu
testei", "isto me salvou") relatam experiências pessoais do
autor do artigo.
O autor repete intencionalmente alguns conselhos, como
forma de enfatizar sua extrema importância.
Introduzimos títulos, complementos e esclarecimentos, em
verde.
Introduzimos alguns destaques, em vermelho.
Como não ser atingido pelos carros
Artigo de Michael Bluejay
Tradução, adaptação e republicação sob
autorização: 3 ATHLON NA VEIA
Este texto mostra situações reais em que você poderá
ser atropelado, e maneiras reais de se evitar isto.
Este texto difere bastante dos guias normais de
segurança em ciclismo, que normalmente apenas o aconselham a usar um capacete e
seguir a lei.
Conselhos insuficientes
Usar capacetes
Considere isto por um
momento: usar um capacete não irá, absolutamente, impedir que alguém seja atropelado
por um carro.
Claro, capacetes poderão ajudar,
caso a pessoa seja atingida por um veículo [bem como
em quedas e outros acidentes].
Mas, o objetivo primordial
consiste em evitar ser atropelado.
Muitos ciclistas são mortos
por carros, mesmo quando estão usando capacetes.
Ironicamente, se estivessem pedalando
sem capacete, mas houvessem seguido os conselhos deste texto, poderiam ainda
estar vivos.
Não caia no mito de que usar
um capacete seja a primeira e a última palavra em pedalar com segurança.
Na verdade, um grama de
prevenção vale por um quilo de cura.
O melhor é não ser
atingido.
Isto é o que
realmente importa em segurança no ciclismo.
Seguir a Lei
Depois de "use um
capacete", o próximo conselho de segurança mais comum em ciclismo é "siga
a lei".
Mas, a maioria das pessoas
já tem consciência de que é estúpido cruzar um semáforo vermelho, em um
cruzamento.
Assim, o conselho "seguir
a lei" não é útil [para o objetivo do texto],
porque é demasiado óbvio.
Você encontrará
aqui vários cenários talvez não tão óbvios.
Outro problema com a
mensagem "seguir a lei" é que as pessoas poderão pensar que isto é
tudo o que precisam fazer.
Mas seguir a lei não é
suficiente para mantê-las seguras (não por muito tempo).
Aqui está um exemplo
A lei diz para você pedalar o
mais à direita possível.
Mas, se você pedalar muito à
direita, alguém saindo de um carro estacionado poderá abrir a porta esquerda de
um carro, bem em frente a você.
Além disto, você será menos
visível para os motoristas saindo de vias de acesso e de estacionamentos... e
os motoristas que vêm de trás poderão passar muito de perto de você e na mesma
pista, uma vez que você não os está obrigando a mudar de faixa.
[Nesta situação,
o motorista mudar de faixa é o procedimento respeitoso e prescrito na lei de países
civilizados.]
Em cada
um desses casos, você estaria seguindo a lei, mas estaria também tornando mais
fácil ser atingido.
Mas, este texto não se concentra na lei, e sim em como não ser
atingido pelos carros.
Portanto, vejamos como evitar ser atingido.
Dez
maneiras de não ser atingido
Acidente Tipo 1 - Cruzamento pela direita
Um carro está saindo de uma rua lateral, um estacionamento,
ou uma garagem, à direita. Observe que, na verdade, existem dois tipos
possíveis de colisões aqui: ou você está à frente do carro e o carro bate em
você, ou o carro surge à sua frente e você bate nele.
Como
evitar esta colisão
1. Instale um farol
Se estiver pedalando durante
a noite, você definitivamente deverá estar usando um farol dianteiro.
De qualquer modo, isto é exigido
por lei.
Mesmo para passeios durante
o dia, uma luz branca brilhante, que tenha um modo intermitente (flash
piscante) poderá torná-lo mais visível para os motoristas que poderiam interceptá-lo
pela direita.
Procure pelos novos faróis
de LED, que duram dez vezes mais tempo do que as antigas lâmpadas, com um mesmo
conjunto de baterias (pilhas).
Os faróis montados em seu capacete
são os melhores, porque você poderá olhar diretamente para os motoristas, para
se certificar de que viram a sua luz.
2. Acene ou sinalize com som
Se você não conseguir fazer
contato visual com o motorista, acene.
Para o motorista, é mais
fácil ver o seu braço se movendo para a esquerda e para a direita, do que ver uma
bicicleta vindo em linha reta, em sua direção.
Você também pode usar uma
buzina como a Air Zound, para chamar a
atenção dos motoristas [buzina pneumática para bikes, pequena,
sem refil, recarregável com a bomba de encher pneus].
E, se lhe parecer que o
motorista está prestes a sair sem vê-lo, grite algo como "eeei!", "ooopa!", ou assovie alto.
Você poderá sentir-se
desconfortável acenando ou gritando, mas sentir-se envergonhado é melhor do que
ser atingido.
Aliás, muitos países exigem sinais
sonoros em bicicletas, mas os EUA não exigem...
3. Diminua a velocidade
Se não conseguir fazer
contato visual com o motorista (especialmente à noite), diminua o suficiente
para que você seja capaz de parar completamente, se for necessário.
Claro, isto é inconveniente,
mas é melhor do que ser atingido.
Fazer isto salvou minha vida
em muitas ocasiões.
4. Pedale mais à esquerda
Você provavelmente está
acostumado a pedalar na linha "A" (veja a
figura acima), muito perto da calçada, porque está preocupado em não ser
atingido por trás.
Mas, considere o que se
passa no carro.
Quando o motorista está
olhando para o tráfego da pista, ele não está observando a ciclovia ou a área
mais próxima à calçada. Ele está procurando por outros veículos no meio da
pista.
Quanto mais à esquerda você
estiver (como em "B", na figura acima),
mais provavelmente o motorista irá vê-lo.
Adicionalmente, se o
motorista deixar de vê-lo e começar a avançar, você poderá ser capaz de ir
ainda mais para a esquerda, ou poderá ser capaz de acelerar e sair do caminho
antes do impacto, ou então rolar sobre o capô enquanto ele freia.
Em suma, isto lhe dará algumas
opções.
Mas, quando você fica todo o
tempo à direita, a sua única "opção" quando um carro cruzar (vindo da
direta) poderá ser bater direto na porta do lado do motorista.
O uso deste método me salvou
em três ocasiões em que um motorista avançou lentamente enquanto freava.
E eu não me feri, numa
situação em que haveria certamente batido contra a porta do lado do motorista,
se não houvesse me deslocado para a esquerda.
Você pode se preocupar considerando
que, ao se mover para a esquerda, se tornará mais vulnerável aos carros vindos
de trás.
Mas, as estatísticas dizem
que é muito mais provável você ser atingido por um carro que não possa vê-lo em
um cruzamento à frente, do que ser atingido por um carro vindo de trás, que possa
vê-lo claramente.
Assim, embora ambas as
posições envolvam risco, você geralmente reduz o seu risco ao pedalar um pouco
mais à esquerda.
Sua real posição na
pista dependerá das condições da pista.
Em pistas rápidas, com
poucas ruas transversais (e, portanto, menor possibilidade de ser atingido em
cruzamentos), você permanecerá mais à direita.
Em pistas lentas, com muitas
ruas transversais, você permanecerá mais à esquerda.
Você saberá mais sobre isto,
na parte final deste artigo, em "Mais dicas
gerais de segurança / Ocupe a pista toda, quando apropriado".
E você bate diretamente nela, se não puder parar no
tempo.
Este tipo de acidente é mais comum do que se
imagina.
É o segundo acidente mais comum entre carros e
bikes em Toronto (fonte) e o
acidente mais comum em Santa Barbara (fonte).
Compilamos uma lista enorme de ciclistas mortos por baterem em portas de carros abertas
(fonte).
Como
evitar esta colisão
Pedale mais à esquerda
Permaneça à esquerda o
suficiente para não colidir com qualquer porta que seja aberta inesperadamente.
Você pode ter receio de
permanecer tão à esquerda que os carros não possam ultrapassá-lo facilmente.
Mas, é mais provável ser
atingido pela porta de um carro estacionado (se você passar muito próximo dele),
do que ser atingido por trás, por um motorista que possa vê-lo claramente.
Você está pedalando na calçada, atravessa a rua em uma faixa de pedestres, e um
carro faz uma curva à direita, diretamente em sua direção.
Os motoristas não esperam bikes na faixa de
pedestres, e é difícil que vejam você, devido à natureza da manobra que estão
realizando ao sair de uma rua e entrar em outra.
Por isto, é muito fácil você ser atingido
desta forma.
Na verdade, essa colisão é tão comum, que perdemos a
conta do número de pessoas que já nos informaram haver sido atingidas dessa
maneira.
Um estudo demonstrou que pedalar
na calçada é duas vezes mais perigoso do que pedalar na pista, e outro estudo demonstrou que
pedalar na calcada é ainda mais perigoso do que isto.
Como
evitar esta colisão
1. Instale um farol
Se estiver pedalando durante
a noite, isto é absolutamente essencial e, de qualquer modo, é exigido por lei.
2. Diminua a velocidade.
Diminua o suficiente para ser
capaz de parar completamente, se necessário.
3. Primeiramente, não pedale na calçada.
Atravessar entre
calçadas é uma manobra bastante perigosa.
Se fizer isto no lado
esquerdo da rua, você corre o risco de ser atingido conforme mostrado no diagrama.
Se fizer isto no lado
direito da rua, você corre o risco de ser atingido por um carro vindo de trás
de você e que esteja virando à direita.
Pedalar na calçada também o
torna vulnerável aos carros saindo de estacionamentos.
E você está colocando
em risco os pedestres na calçada, que podem ser feridos se você os atingir.
Estes tipos de acidentes são
difíceis de evitar, o que já constitui uma forte razão para não pedalar na
calçada.
Além disto, pedalar na
calçada é ilegal em alguns lugares.
Algumas calçadas especiais
são seguras para pedalar.
Se a calçada for muito longa
(sem necessidade de atravessar ruas freqüentemente), e livre de entradas de
veículos e pedestres, então existirá menor risco para você e para as demais
pessoas.
Apenas, quando atravessar
uma rua ou entrada de veículos, certifique-se de diminuir consideravelmente a
velocidade, e verifique o tráfego em todas as direções, especialmente atrás de
você, se estiver pedalando no sentido do fluxo de tráfego.
Acidente Tipo 4 - Colisão na contramão
Um carro vindo de uma rua lateral, garagem ou
estacionamento, faz uma curva à direita, diretamente sobre você.
O motorista não viu você, porque estava olhando
para o tráfego apenas à sua esquerda, e não à sua direita.
Ele não tinha qualquer motivo para
esperar que alguém viesse contra o seu carro, a partir da direção errada.
Pior ainda, você pode ser atingido por um
carro na mesma pista, vindo em sua direção e diretamente à sua frente.
O motorista teve menos tempo para vê-lo e adotar
uma ação evasiva, porque está se aproximando de você mais rápido do que o normal
(porque você está indo em direção a ele, e não se afastando dele).
Como
evitar esta colisão
Não pedale contra o tráfego. Pedale na mesma direção do tráfego.
Pedalar contra o tráfego pode
parecer uma boa idéia, porque você pode ver os carros que estão passando por você.
Mas não é!
E estes são os
motivos:
1. Os carros que saem de acessos
em calçadas, estacionamentos e ruas transversais (à sua frente, à esquerda) estão
fazendo uma curva à direita na sua rua, e não esperam a chegada de tráfego pela
contramão. Eles não verão você, e irão colidir diretamente (frontalmente) com você.
2. Como diabos você irá fazer
uma curva à direita?
3. Os carros se aproximarão
de você a uma velocidade relativa muito maior.
Se você estiver pedalando a 25
km/h, então um carro vindo de trás a 55 km/h se aproximará de você a uma
velocidade de apenas 30 km/h (55-25).
Mas, se você estiver na contramão,
o carro se aproximará de você a 80 km/h (55 +25), o que é mais de duas vezes
mais rápido!
Tanto você quanto o
motorista terão muito menos tempo para reagir,
pois estarão se aproximando mais rápido.
E, caso ocorra uma colisão, esta
será a uma velocidade relativa bem maior.
4. Pedalar na contramão é
contra a lei, e você pode ser multado por isso [v.
nota inicial sobre aplicabilidade das leis].
Um estudo demonstrou que pedalar na contramão é 3 vezes mais perigoso do que pedalar na
mão correta e, para as crianças, o risco é 7 vezes
maior (fonte).
Quase 1/4 dos acidentes
envolve ciclistas pedalando na direção errada (fonte).
Alguns leitores questionaram
isto, dizendo que, se 25% dos acidentes decorrem de pedalar na contramão, então
pedalar na direção correta seria mais perigoso, porque representaria 75% dos
acidentes.
Esta idéia é simplesmente
errada!
Primeiramente, apenas 8% dos
ciclistas pedalam na contramão, mas quase 25% deles são atingidos - o que
significa que ciclistas pedalando na contramão têm realmente uma probabilidade 3
vezes maior de serem atingidos, em relação àqueles que pedalam na mão correta.
Em segundo lugar, o problema
em pedalar na contramão é que isto promove
acidentes, enquanto pedalar na mão correta não promove
acidentes.
Por exemplo, ciclistas que
utilizam sinais de parada ou luzes vermelhas representam 17% dos acidentes (fonte).
Deveríamos então concluir
que não utilizar esses sinais causaria 83% dos acidentes?
Você pára à direita de um carro que já está
esperando no semáforo vermelho, ou outro sinal de parada.
Ele não pode vê-lo.
Quando a luz muda para verde, você se move para
frente, e então o carro vira à direita, diretamente sobre você.
Mesmo os carros pequenos podem atingir você dessa
maneira, mas este cenário é especialmente perigoso quando se trata de um ônibus
ou um caminhão ao lado do qual você está parando.
Como
evitar esta colisão
Basta parar atrás do carro,
em vez de parar à direita dele, conforme mostrado neste diagrama.
Isso torna você muito
visível para o tráfego de todos os lados.
É impossível o carro atrás
de você deixar de vê-lo, quando você está bem à sua frente.
Se você for
cometer o erro de parar à direita do segundo carro, então será inútil evitar parar à direita do
primeiro carro, pois qualquer dos carros poderá atingir você.
Se você escolher parar no ponto A
Pedale rapidamente, para
atravessar a rua assim que o semáforo mudar para verde.
Não olhe para o motorista,
para descobrir se ele pretende ir em frente e/ou virar à direita.
Se você estiver no ponto A e
ele quiser virar à direita, então você já está no caminho dele.
Por que você ficaria no
ponto A, se não estivesse ansioso para atravessar a rua assim que possível?
Portanto, quando o semáforo
mudar para verde, basta seguir em frente, e fazê-lo rapidamente. (Mas,
evidentemente, certifique-se de que na rua transversal os carros não irão
passar no semáforo vermelho).
Se você escolher parar no ponto B
Quando o semáforo mudar para
verde, NÃO ultrapasse o carro à sua frente.
Permaneça atrás dele, pois ele
poderá virar à direita a qualquer momento.
Se o carro não fizer de
imediato uma curva à direita, ainda assim poderá inesperadamente virar à
direita em uma via de acesso ou um estacionamento, em qualquer ponto.
E não espere que os
motoristas sinalizem!
Eles não o fazem.
Suponha sempre
que um carro poderá virar a qualquer momento.
NUNCA ultrapasse um
carro pela direita!
Tente permanecer à frente do
carro que estiver atrás de você, até que vocês atravessem o cruzamento, caso
contrário ele poderá tentar cortar (fechar) você para virar à direita.
Não estamos
defendendo passar em semáforos vermelhos,
mas, deve-se notar que, na verdade, é mais seguro passar em um semáforo vermelho
(se não houver tráfego transversal), do que aguardar legalmente no sinal
vermelho, à direita de um carro, apenas para vê-lo fazer uma curva à direita diretamente
sobre você, assim que o semáforo mudar para verde.
A moral aqui não reside em dizer que você deva desobedecer à
lei, mas em enfatizar que você pode facilmente se ferir, mesmo se seguir a lei.
A propósito, tenha muito cuidado ao passar pelo lado direito de carros parados,
ao se aproximar de um semáforo vermelho. Você corre o risco de colidir
com a porta aberta por um passageiro saindo do carro pelo lado direito, ou ser atropelado
por um carro que inesperadamente decida ocupar uma vaga de estacionamento no
lado direito da rua.
Um carro passa por você e, em seguida, tenta fazer
uma curva à direita, em frente a você, ou diretamente sobre você.
Os motoristas acham que, por estar em uma
bicicleta, você não está indo muito rápido.
Por isto, nunca supõem que não poderão ultrapassar
você a tempo.
Mesmo se você tiver de acionar fortemente os seus
freios para evitar a colisão, eles freqüentemente não irão achar que fizeram
algo errado.
Este tipo de colisão é muito difícil de evitar
porque normalmente, até o último segundo, você não vê o carro... e também porque
não há para onde você possa escapar quando isso acontece.
Como
evitar esta colisão
1. Não pedale na calçada
Quando tiver de sair da
calçada para atravessar a rua, você será invisível para os motoristas.
Você estará
implorando para ser atingido, se fizer isso.
2. Pedale à esquerda.
Ocupando a pista inteira,
torna-se mais difícil para os motoristas ultrapassarem você para cortá-lo (fechá-lo),
ou virarem à direita "sobre" você.
Não se sinta mal quanto a
ocupar a pista: você não precisaria fazê-lo se os motoristas não ameaçassem a sua
vida virando à direita à sua frente (ou sobre você), ou ultrapassando muito de
perto de você.
Se a faixa em que você
estiver não for larga o suficiente para os carros ultrapassarem com segurança,
então definitivamente você deve ocupar a pista toda.
Mais à frente, neste artigo,
a posição na pista será discutida em "Mais
dicas gerais de segurança / Ocupe a pista toda, quando apropriado".
3. Olhe em seu retrovisor, antes de se aproximar de um
cruzamento.
Se você não tem um espelho de
guidão ou de capacete, obtenha um agora.
Certifique-se de olhar em seu
espelho, bem antes de chegar ao cruzamento, pois
quando estiver realmente atravessando um cruzamento, você precisará prestar muita
atenção ao que estiver à sua frente.
Acidente Tipo 7 - Curva à direita - Parte
2
Você está ultrapassando um carro lento (ou mesmo
uma bike) pela direita, quando ele (ou ela) inesperadamente faz uma curva à
direita, diretamente sobre você, ao tentar entrar em um estacionamento, via de
acesso, ou rua.
Como
evitar esta colisão
1. Não ultrapasse pela direita.
Esta colisão é muito fácil
de evitar.
Simplesmente, não ultrapasse
qualquer veículo pela direita.
Se um carro à sua frente estiver
a apenas 10 km/h, então você deve desacelerar também, permanecendo atrás dele.
Ele acabará por começar a se
mover mais rápido.
Se isto não ocorrer, ultrapasse pela esquerda quando for seguro fazê-lo.
Ultrapassando
ciclistas
Ao ultrapassar ciclistas pela
esquerda, avise "à sua esquerda", antes de começar a ultrapassar,
para que eles não se movam subitamente para a esquerda (sobre você).
Claro, ciclistas têm menor
probabilidade de se moverem subitamente e sem olhar para a esquerda (onde
poderiam ser atingidos pelo tráfego), do que se moverem subitamente para a
direita, ao chegarem a um destino.
Se estiverem pedalando muito
à esquerda, tornando difícil uma ultrapassagem segura pela esquerda, então
avise "pela sua direita", antes de ultrapassar pela direita.
Ultrapassando
vários carros parados
Se vários carros estiverem parados
em um semáforo, você pode tentar ultrapassar pela direita com cautela.
Lembre-se de que alguém pode
abrir subitamente a porta do passageiro, para sair do carro.
Lembre-se também de que se
você ultrapassar pela direita e o tráfego começar inesperadamente a se mover
novamente, você poderá sofrer o Acidente Tipo 5 -
Sinal vermelho da morte.
Mantendo
distância para frenagem
Quando estiver seguindo um
veículo lento, pedale atrás dele e não no "ponto cego" (v. Acidente Tipo 5) imediatamente à direita dele.
Mesmo se não estiver ultrapassando
um carro pela direita, você ainda correrá o risco de colidir, se ele virar à direita
quando você estiver muito próximo.
Mantenha uma distância suficiente
para frear, caso ele vire à direita.
2. Olhe para trás, antes de virar à direita.
Esta é a sua oportunidade de
evitar colidir com ciclistas que desobedecem à regra No. 1 (acima) e tentam
ultrapassá-lo pela direita.
Olhe para trás, antes de
fazer uma curva à direita, para ter certeza de que uma bike não esteja tentando
ultrapassá-lo.
Lembre-se também de que uma
bike poderia estar vindo de trás, pela calçada, enquanto você está na pista.
Não irá fazer doer menos,
você saber que a culpa é do outro ciclista, por tentar ultrapassá-lo pela direita
quando você fazia uma curva à direita....
Um carro vindo em sua direção faz uma curva à
esquerda, em frente a você, ou diretamente sobre você.
Isto é semelhante ao Acidente
Tipo 1.
Como
evitar esta colisão
1. Não pedale na calçada.
Quando sai da
calçada para atravessar a rua, você está invisível para motoristas que estejam
fazendo uma curva.
2. Instale um farol
Se estiver pedalando durante
a noite, você definitivamente deverá estar usando um farol dianteiro.
De qualquer modo, isto é
exigido por lei, na maioria dos países.
3. Vista algo brilhante, mesmo durante o dia.
Pode parecer bobagem, mas
bikes são pequenas e fáceis de não serem percebidas, mesmo durante o dia.
Coletes refletivos (cor amarela
ou laranja) fazem realmente uma grande diferença.
Faixas refletivas nas pernas
também são fáceis de aplicar e baratas.
4. Não ultrapasse pela direita.
Não ultrapasse
veículos lentos pela direita.
Ao fazê-lo, você se torna invisível
para os motoristas que viram à esquerda nos cruzamentos [v. situação do diagrama acima].
Ultrapassar pela direita também
significa que o veículo que você está ultrapassando poderá fazer uma curva à
direita, diretamente sobre você.
5. Diminua a velocidade
Se não conseguir fazer
contato visual com o motorista (especialmente à noite), diminua o suficiente
para que você seja capaz de parar completamente, se for necessário.
Claro, isto é inconveniente,
mas é melhor do que ser atingido.
Acidente Tipo 9 - Colisão traseira
Você se move inocentemente um pouco para a esquerda,
para contornar um carro estacionado ou outro obstáculo na pista, e é atingido por
um carro vindo de trás.
Como
evitar esta colisão
1. Nunca, jamais, se desloque para a esquerda, sem primeiro olhar para
trás.
Alguns motoristas gostam de ultrapassar
os ciclistas com uma distância lateral de poucos centímetros.
Então, deslocar-se inesperadamente
para a esquerda, mesmo que só um pouco, poderia colocá-lo no caminho de um
carro.
Pratique manter uma trajetória reta quando olhar
por cima do ombro, até que você consiga fazê-lo perfeitamente.
Ciclistas novos, em sua
maioria, tendem a se mover para a esquerda quando olham para trás, o que evidentemente
pode ser desastroso.
2. Não entre e saia da faixa de estacionamento, se ela contiver alguns
carros estacionados.
Você poderá ficar tentado a pedalar na faixa de estacionamento, onde não houver carros estacionados, mergulhando de volta para a pista de tráfego logo que se deparar com um carro estacionado.
Isto coloca você
em risco de ser atropelado por trás.
Em vez disto, pedale em linha reta e
constante, na pista de tráfego.
3. Use um espelho.
Se você não tiver um, compre-o
já, em uma loja de bikes ou loja online.
Existem modelos que se fixam
ao guidão, capacete, ou óculos, como você preferir.
Você deve sempre olhar
fisicamente para trás, por sobre o seu ombro, antes de se mover para a esquerda, mas ter um espelho ajuda a monitorar o
tráfego sem ter de olhar constantemente para trás.
4. Sinalize.
Nunca de desloque
para a esquerda sem sinalizar.
Basta estender completamente
o seu braço esquerdo.
Antes de
sinalizar, verifique através do espelho ou olhando para trás, pois um carro passando
muito perto de você poderia atingir o seu braço.
Acidente Tipo 10 - Colisão traseira -
Parte 2
Isto é o que muitos ciclistas mais temem, mas não é
realmente muito comum, representando aproximadamente 3,8% das colisões (fonte).
No entanto, é uma das colisões mais difíceis de
evitar, uma vez que o ciclista geralmente não está olhando para trás.
O risco é provavelmente maior à noite, e em
passeios fora da cidade, onde o tráfego é mais rápido e a iluminação é pior.
Três ciclistas morreram em Austin, em 96-97, quando
atingidos por trás. Todos estavam pedalando à noite, e pelo menos dois deles
não possuíam luzes em suas bikes (fonte).
A melhor maneira de evitar ser atingido
por trás é pedalar em pistas muito largas, ou em ciclovias, ou em pistas nas
quais o tráfego seja mais lento, e usar luzes quando pedalar à noite.
Como
evitar esta colisão
1. Instale uma luz traseira.
Se for pedalar durante a
noite, você absolutamente deverá usar uma luz vermelha piscante traseira.
Bruce Mackey (ex-chefe de
segurança de ciclismo na Flórida, e atualmente em Nevada), afirma que 60% dos
acidentes com bikes, na Flórida, são causados por ciclistas pedalando à
noite sem luzes.
Em
1999, 39% das mortes em bikes, por todo o país (EUA),
ocorreram entre 18h00 e 24h00 [dados do Instituto de Seguros para Segurança
Rodoviária - EUA].
As lojas de bikes vendem
luzes traseiras piscantes, a um preço bem acessível. Essas luzes geralmente
levam duas pilhas AA, que duram meses (algo como 200 horas de uso).
Não há como
enfatizar mais este item:
Se você pedalar na noite, tenha uma luz
traseira!
2. Use um colete refletivo ou um
triângulo de segurança.
Acessórios refletivos de alta qualidade tornam você muito mais visível
mesmo durante o dia, não apenas à noite.
Em um teste feito durante o
dia, uma amiga minha vestiu um colete reflexivo e se afastou até aproximadamente
1/4 de milha (aprox. 400m). Embora eu não conseguisse vê-la (nem a sua bike), o
colete ainda era claramente visível.
À noite, a diferença é ainda
maior.
Além disto, ao ouvir um
motorista se aproximar, você poderá assumir uma posição vertical, tornando o
seu refletivo mais perceptível ainda.
As lojas de bikes vendem coletes
e triângulos a preços bem acessíveis.
3. Escolha ruas largas.
Pedale em ruas cuja pista seja
tão larga que possa facilmente comportar um carro e uma bike, lado a lado.
Dessa forma, um carro poderá
passar por você sem atingi-lo, mesmo que não tenha visto você.
4. Escolha ruas com trafego lento.
Quanto mais lento um carro estiver,
mais tempo o motorista terá para ver você.
Costumo percorrer a cidade
passando através dos bairros. Aprenda a fazer isso.
5. Use ruas secundarias durante os finais de semana.
O risco de pedalar
nas noites de sexta ou sábado é muito maior do que o risco de pedalar em outras
noites.
Isto porque todos
os bêbados estão fora, dirigindo por aí.
Se for pedalar em uma noite
de final de semana, certifique-se de usar as ruas do bairro e não as arteriais.
6. Instale e use um espelho.
E se lhe parecer que um
carro não viu você, salte da sua bicicleta para a calçada.
Espelhos custam muito
barato.
Confie em mim: uma vez que já
tenha pedalado usando um espelho por um tempo, você se perguntará como conseguiu
viver sem ele.
Minha paranóia diminuiu 80%,
depois de instalar um espelho.
Se não estiver convencido,
use o seu espelho durante um mês, retire-o de sua bike e vá pedalar um pouco,
para perceber como você continua olhando para onde o espelho estava, e como se
sente inseguro sem ele.
7. Não "cole" no meio-fio.
Isto é contra-intuitivo, mas
deixe um pouco de espaço entre você e o meio-fio.
Isto lhe dá algum espaço
para se mover, caso veja em seu espelho um grande veículo se aproximando sem desviar
o suficiente para não atingir você.
Além disto, quando fica
muito perto do meio-fio, você está mais propenso a sofrer o Acidente Tipo 1, pois os motoristas não poderão ver
você.
. Mais dicas gerais de
segurança .
Evite
ruas movimentadas.
Um dos maiores erros que as pessoas cometem, quando
começam a pedalar, é adotar exatamente as mesmas rotas que usavam quando
dirigiam um carro.
Geralmente, é melhor escolher ruas diferentes, com
menos carros e tráfego mais lento.
Claro que os ciclistas têm direito às vias
principais!
Mas, isto é um consolo muito pequeno quando você
está morto.
Considere o quão longe se pode levar esta
estratégia:
Se você aprender bem as
rotas, verá que em muitas cidades você poderá transitar através dos bairros
para chegar à maioria dos lugares, e apenas cruzando as ruas mais movimentadas,
em vez de transitando nelas.
Ilumine.
Óbvio demais?
Bem, se é tão óbvio, então por que a maioria dos
ciclistas noturnos pedala sem luzes?
As lojas de bikes vendem luzes vermelhas piscantes
traseiras, a preços bem acessíveis.
Faróis são tão importantes quanto as luzes
traseiras.
E os faróis modernos usam LEDs, de modo que as
baterias (pilhas) duram dez vezes mais do que com os faróis antigos.
Ocupe a
pista toda, quando apropriado
Muitas vezes é mais seguro ocupar a pista toda, ou
pelo menos pedalar um pouco para a esquerda, em vez de "colar" no
meio-fio à direita.
Motivos:
• Nos cruzamentos à sua
frente, os carros poderão vê-lo melhor, se você estiver mais centrado na pista,
e não no limite extremo onde facilmente não será notado (veja Acidente Tipo 1).
• Ocupar a pista impede a
passagem de carros muito perto de você, em pistas estreitas.
• Pedalar um pouco para a
esquerda impede que você seja vítima de abertura de portas (veja Acidente Tipo 2).
Ao ocupar a pista, você pode se preocupar por estar
atrasando o trânsito atrás de você.
Mas, se estiver no tipo de rua em que você tem
carros sendo bloqueados atrás de você, ou constantemente mudando de pista para
ultrapassá-lo, então você provavelmente está na rua
errada, e deve encontrar uma rua de bairro mais tranqüila.
Ocupar a pista funciona especialmente bem na maioria das "rotatórias".
Em geral, o tráfego se move mais devagar e por isto
é mais fácil pedalar ocupando a pista, o que o torna mais visível e evita que
você seja fechado pelos motoristas que vem de frente para você, ao saírem do
círculo (veja Acidente Tipo 6).
É perfeitamente legal ocupar a pista, quando
apropriado. [Leis Americanas...]
A lei estadual do Texas (e da maioria dos outros
estados americanos) diz que você tem de pedalar tanto à
direita quanto for praticável.
Então, aqui estão algumas coisas que
tornam impraticável pedalar totalmente à direita:
1. Você está em uma área de
tráfego pesado, tendo à sua frente e à sua direita muitas ruas laterais,
estacionamentos, e acessos em calçadas. Os carros virando à esquerda não verão
você, porque estão olhando para o tráfego no meio da pista, e não para a
lateral direita da pista. Desloque-se para a esquerda. (veja Acidente Tipo 1).
2. Os carros estão passando
por você, muito de perto.
Se a pista for muito
estreita para os carros ultrapassarem você com segurança, desloque-se para a
esquerda e ocupe a pista toda. E ser "buzinado" pelos carros também é
perigoso.
3. Os carros estão
estacionados no lado direito da pista.
Se você pedalar muito
próximo a eles, irá colidir com uma porta, quando alguém sair de seu carro.
Desloque-se para a esquerda.
Um ciclista fixou este bastão brilhante na parte de trás da sua bike, tendo exatamente a largura do seu guidão, para indicar aos motoristas o espaço que ele ocupa na pista.
Existem riscos tanto em
pedalar totalmente à direita, quanto em ocupar a pista.
Pedalar à direita ou ocupar
a pista dependerá das condições da via em que você estiver.
Nas vias largas, com poucos
cruzamentos e entradas de automóveis, pedale mais à direita.
Nas vias estreitas, com
muitos cruzamentos, pedale mais à esquerda.
Nem sempre o melhor é ocupar
a pista, ou pedalar junto ao meio-fio. Repetindo... Isto depende da via em que
você estiver.
Sinalize
os seus movimentos.
Você está menos sujeito a ser atingido, quando os
seus movimentos não pegam os motoristas de surpresa.
Deixe-os saber que você está prestes a virar ou se
deslocar para a esquerda ou para a direita, sinalizando com o braço.
Aponte seu braço esquerdo para se deslocar para a
esquerda, e aponte seu braço direito para se deslocar para a direita.
(Você pode ter aprendido uma velha maneira de
sinalizar uma curva à direita usando o braço esquerdo, mas os motoristas não
fazem a menor idéia do que isso significa e, portanto, isto é inútil. Assim, sinalize
uma curva à direita com o seu braço direito.)
Antes de sinalizar para a esquerda, não se esqueça de verificar o seu
espelho, ou de olhar para trás, pois um carro passando muito próximo poderia atingir o seu braço.
Repense
os players de música e os celulares.
Ouvir o que ocorre em torno de você é mais
importante quando você está pedalando, do que quando está dirigindo.
Se quiser pedalar com fones de ouvido, a
escolha é sua, mas isso aumenta o seu risco.
Da mesma forma, as mensagens de texto e
conversas ao telefone celular aumentam o seu nível de risco.
Quando você estiver em meio ao tráfego de veículos,
quanto menos distrações melhor.
Além disto, você precisará
das duas mãos livres, caso tenha de frear de repente.
Pedale
como se você fosse invisível.
Muitas vezes é útil pedalar de tal forma que os
motoristas não atinjam você, mesmo se não virem você.
Você não está tentando ser invisível,
você está tentando tornar irrelevante os carros verem ou não você.
Se você pedalar de tal forma que um carro precise ver você para poder tomar as medidas para
evitar atingi-lo (por exemplo, baixando a velocidade ou mudando de
faixa), isto significa que ele certamente irá atingi-lo, caso deixe de ver
você.
Mas, se você ficar fora do
seu caminho, então você não será atingido, mesmo se o motorista
deixar de ver você.
Em vias muito rápidas, os carros têm menos tempo
para ver você, porque estão se aproximando muito rápido.
Claro que, em primeiro lugar, você deve sempre que
possível evitar as vias rápidas, a menos que haja bastante espaço para um carro
e uma bike, lado a lado.
E se houver tal espaço, então nessas vias rápidas
você poderá praticar a invisibilidade, pedalando na extrema direita.
Se você estiver à direita e longe o suficiente para
não estar na parte da pista ocupada pelos carros, então eles passarão e não o
atingirão, mesmo que não vejam você.
Aqui está outro exemplo
É uma boa idéia sinalizar
uma curva à esquerda, mas uma idéia melhor é fazer a sua conversão à esquerda
em um momento ou lugar em que não existam, atrás de você, carros que possam
atingi-lo enquanto estiver parado e esperando para fazer tal conversão.
Você poderá ficar no meio da
rua, parado, com o braço esquerdo sinalizando, esperando para fazer sua
conversão, mas estará contando que os carros atrás de você o vejam e parem.
E se não for visto por eles,
você estará em apuros.
Naturalmente, não defendemos cruzar em
semáforos vermelhos,
mas, se você é o tipo de pessoa que o faz, então aplique o princípio da
invisibilidade ao decidir atravessar um determinado semáforo:
Algum veículo
poderia me atingir se eu fosse invisível?
Se a resposta
for "sim", então não o faça de forma alguma.
Nunca
faça um carro ter de desacelerar para evitar atingi-lo (com semáforo vermelho
ou não).
Lembre-se, quanto mais você
depender de os carros verem você para evitar atingi-lo, mais chances existirão
de ser atingido.
Lembre-se, você não está tentando ser
invisível, você está apenas pedalando com a suposição de que os carros não
possam ver você.
Claro, você certamente quer que eles o vejam, e
você deve ajudá-los nisso.
É por isto que você irá acenar para os motoristas
que lhe pareçam estar prestes a cruzar a sua frente, e é por isto que você irá
sair iluminado como uma árvore de Natal à noite (luzes dianteiras e traseiras).
Lembre-se de que em muitos casos você terá de
ocupar a pista, caso em que você estará - sim - contando que motoristas o
vejam.
Nota:
Cerca de 33.000 pessoas morrem anualmente em
acidentes com veículos, nos EUA.
A cada 41, uma é ciclista.
A cada 41, uma é ciclista.
OBRIGADO PELA LEITURA, E PEDALE COM
SEGURANÇA!
Isenção de responsabilidade [palavras do
autor Michael Bluejay]
Desenvolvi este artigo
para oferecer o que acredito ser um aconselhamento muito bom para evitar que
você seja atingido pelos veículos.
Mas, claro, pedalar
nunca será 100% seguro, e não posso garantir que você não seja atingido por um
veículo, mesmo se seguir estes conselhos.
Naturalmente, acredito
que, se seguir estes conselhos, você estará muito menos sujeito a sofrer um
acidente do que se você os ignorar.
Em última instância,
você é responsável pela sua segurança.
Por favor, não copie!
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Marco Cyrino
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