sábado, 28 de abril de 2012

Ironman Brasil 2012 - Regulamento - Comentando itens importantes

Baseado na experiência de minha participação nos 3 últimos Ironman Brasil, considero importante enfatizar alguns itens do Regulamento, como forma de contribuir para que os Triathletas participantes do IM-BR 2012 tenham uma jornada bem sucedida.

Recomendo leitura atenciosa.
Informação nunca é demais.

Destaques em azul.
Comentários em vermelho.

Regulamento IM-BR 2012

REGRAS GERAIS

7. Em caso de cancelamento, por qualquer que seja o motivo, até o dia 27 de abril de 2012, o atleta terá direito à metade do valor da inscrição, a título de reembolso; depois desta data, não haverá reembolso, sob qualquer argumento médico ou pessoal.

O prazo para reembolso expirou ontem.

9. O kit de prova será entregue nos dias 24/05 e 25/05, das 09h00min às 18h00min, e no dia 26/05, das 8h00min às 11h00min, no Clube Doze de Agosto – Jurerê Internacional.
Quem não retirar o kit neste prazo não poderá fazer a prova.

12. O IRONMAN BRASIL 2012 classificará 50 atletas para o 2012 Ironman World Championship entre aqueles que largarem nas categorias Grupo Etário Masculino e Feminino.
A distribuição de vagas será proporcional ao número de atletas que largaram nas categorias de Grupos Etários. Portanto, o breakdown será divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC.

13. Por determinação da WTC, todo pré-qualificado para o Mundial do Havaí 2012 terá direito à vaga se estiver presente dia 28/05/2012, às 10h00min, no Clube Doze de Agosto - Jurerê Internacional, com o valor da inscrição em dólar americano em espécie. Caso não esteja presente ao ser chamado ou não tenha a quantia em dólar americano, perderá o direito à vaga, sendo chamado o atleta seguinte e assim sucessivamente. Caso sobre uma vaga em determinado sexo, a vaga irá para a categoria com maior número de atletas.
O valor da inscrição para o Ironman Havaí 2012 é USD 750.00 em dinheiro, de acordo com determinação da WTC. Para mais informações, por favor, acesse o site www.ironmanworldchampionship.com

Recomendo a quem esteja indo em busca de uma vaga, que já leve o valor da inscrição em moeda americana, para não perder tempo tentando trocar Reais por Dólares.

REGRAS TÉCNICAS GERAIS

18. A prova terá início às 07h00min do dia 27 de maio de 2012 se as condições de mar forem seguras para a realização da etapa de natação. Havendo condições desfavoráveis à realização da etapa de natação, esta será substituída por uma corrida de 10,5 km, sendo a largada prevista para as 09h30min.

19. É obrigatório o bike check-in no dia 26/05, na entrada da Área de Transição, entre as 13h00min e as 20h00min. O procedimento será efetivado em sete grupos de numeração, com uma hora para cada. O atendimento será feito do grupo de menor numeração para a maior. Essa distribuição será informada via site do evento ao término das inscrições. O competidor tem de apresentar os equipamentos que irá utilizar na competição: bicicleta, capacete com o número de competição colado na parte frontal, sacola do ciclismo e da corrida fornecidas pela Organização com os respectivos materiais dentro. Após o procedimento de check-in, as bicicletas serão colocadas nos respectivos suportes na Área de Transição e as sacolas e o capacete serão entregues pelo atleta na Tenda de Troca. Somente as sacolas oficiais fornecidas serão aceitas; itens adicionais que não caibam nestas não serão aceitos.

20. O bike check-out será feito exclusivamente no dia 27/05, a partir do tempo limite para a modalidade de ciclismo, até as 00h30min do dia 28/05, mediante entrega da tornozeleira com o chip. Se, por algum motivo, o próprio atleta estiver impossibilitado de fazê-lo, este nomeará outrem, por meio de documento próprio constante do kit-atleta, que de posse deste, de documento de identidade próprio, da tornozeleira e do chip poderá fazer a retirada das suas sacolas e bicicleta. A ausência do chip com tornozeleira implica no pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) como ressarcimento à Organização, pelo equipamento extraviado. A organização não se responsabilizará por bicicletas não retiradas no período de check-out.

21. As sacolas de percurso para o Ciclismo e para a Corrida, que são de uso opcional, poderão ser entregues pelos atletas à Organização no dia da prova, domingo, entre as 04h30min e as 06h30min na entrada da Área de Transição.

22. Durante a prova, os atletas são responsáveis por pegarem suas sacolas de percurso do Ciclismo e da Corrida em pontos pré-determinados. Cada local de entrega terá uma área delimitada onde as sacolas estarão dispostas por ordem numérica de cem em cem.

No último Ironman Brasil, as sacolas de bike (special needs) foram transferidas da metade do percurso (km 91) para o km 42 e o km 132. Particularmente, não gostei da mudança, pois, embora possibilite ao atleta passar 2 vezes pelo local, no caso de reposição de alimentação acaba sendo muito cedo ou muito tarde.

Já, na corrida, as sacolas ficaram entre o km 22 e o km 24.

26. Considerando o horário de largada da prova, cada etapa tem um tempo limite para ser conclusa. A natação terá um tempo máximo de 02h30min. O ciclismo terá um tempo máximo de 10h40min, dentro desse período no retorno 2, 3 e 4 haverá tempo de corte intermediário, cujos tempos serão definidos pela configuração final do percurso.
O tempo limite da prova será de 17h00min. O atleta que exceder o tempo limite de uma etapa será desclassificado e deverá sair do percurso. A partir do tempo limite de cada modalidade, o aparato de segurança de cada percurso será desmobilizado.

Caso a natação seja cancelada (v. item 18), a largada para a corrida que substituirá a natação ocorrerá às 09h30.
Assim, respeitado o tempo total limite de 17h00m para a prova, existe a possibilidade de término até as 2h30m da madrugada de domingo para segunda-feira... um tour de force adicional para quem esteve em plena atividade desde as 4h30 da madrugada anterior (v. itens 21 e 34).

30. Haverá um posto de hidratação na Natação, oito postos de hidratação e alimentação no Ciclismo com dezesseis passagens, e oito postos de hidratação e alimentação na Corrida com vinte e duas passagens.

Média de 1 posto a cada 10 km no ciclismo, e 1 posto a cada 2km na corrida.

34. No dia da prova, domingo, a Área de Transição abrirá às 04h30min e fechará às 06h40min.

37. Os participantes estarão sujeitos a exame antidoping.

REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS

Natação

40. A prova terá uma única largada prevista para as 07h00min. O horário limite para entrada na área de largada é 6h50min. Os atletas da categoria Elite de ambos os sexos ficarão posicionados à frente dos atletas das demais categorias. O percurso compreende duas “pernas” de 1,9 km cada, com um retorno na areia, com controle eletrônico de passagem.

41. É obrigatório o atleta ter o número pintado no corpo por um membro da Organização. A pintura será feita em área junto à Transição no dia da prova, domingo, entre as 04h30min e as 06h30min.

42. É obrigatório acessar a área de largada pelo portão de controle eletrônico.

Cuidado para não entrar na área de largada pela frente – beira do mar – pois não passará pelo tapete eletrônico que registra a sua participação.

46. O uso de roupa de borracha é liberado para o atleta de Grupo Etário independentemente da temperatura da água. O atleta da Elite só poderá usar roupa de borracha se a temperatura da água estiver a 22 ºC ou inferior. A Direção da Prova irá medir a temperatura da água nos dias dos Congressos Técnicos, a título de alerta, informando durante os mesmos o resultado. Uma hora e trinta minutos antes da largada, será feita uma nova medida, cujo resultado será anunciado pelo sistema de som para definir a permissão de uso ou não.

49. O aquecimento dentro da água em frente à área de largada é proibido.

Não me recordo se em outros anos o regulamento permitia, mas era comum ver atletas se aquecendo no mar, em frente à área de largada. Talvez este item seja novo...

Ciclismo

50. O percurso da etapa do Ciclismo tem 180,2 km, que serão percorridos em um circuito de duas voltas de 90,2 km cada.

53. O número de competição tem de estar visível na bicicleta, nas costas e no capacete do atleta, e não poderá ser alterado de sua forma original. A não observância deste item implica em penalização com cartão amarelo.

Atenção atletas que estão acostumados a fazer a etapa de ciclismo sem o número de competição na roupa.

55. É proibido vácuo. O atleta terá de manter uma distância igual ou superior a 10 metros do atleta da frente. Caso não cumpra, receberá cartão amarelo.

57. A ultrapassagem define-se quando o atleta que ataca coloca a roda dianteira paralela com a roda traseira do atleta que estiver sendo ultrapassado. O atacado não poderá reagir até que a ultrapassagem seja feita e saia da zona de vácuo do atacante. Caso o ultrapassado não cumpra, receberá cartão amarelo.

58. Quando o atleta for penalizado com cartão amarelo, este será advertido verbalmente pelo árbitro no percurso. O atleta penalizado com cartão amarelo cumprirá, obrigatoriamente, uma parada de dez minutos na Tenda de Penalização, na Área de Transição do ciclismo para a corrida. Caso não cumpra, será desclassificado.

Nos anos anteriores a penalização para vácuo era de 5 minutos. Passou para 10 minutos.
Que isto sirva de incentivo para um pedal honesto.

60. O atleta que receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho na modalidade estará desclassificado, não podendo continuar no percurso.

Corrida

61. O percurso da etapa da Corrida tem 42,195 km que serão percorridos em um circuito de três voltas: uma longa de 21 km e duas curtas de 10,5 km cada

62. O número de competição é de uso obrigatório e tem de estar colocado na frente do corpo do competidor de forma visível e sem adulteração. A não utilização deste acarreta em desclassificação.

63. É proibido ao atleta ser acompanhado por alguém que não seja da Organização da prova. Caso o Árbitro identifique que essa situação esteja ocorrendo, o atleta receberá cartão amarelo.

66. O atleta que receber um cartão amarelo terá 5 minutos acrescidos no seu tempo da corrida.

67. O atleta que receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho na modalidade estará desclassificado, não podendo continuar no percurso.

Marco Cyrino

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ironman South Africa - 22/04/2012 - ADENDO - Resultados

Agradecemos pelas informações adicionais recebidas por email (em especial de Jefferson Vilela).

Publicamos os resultados baseados na tabela divulgada pelo website do Evento (apresentada como resultados provisórios), atualizada até 8h59m de hoje.

A mesma tabela, atualizada até este momento, 17h05m, ratifica a nossa publicação.

Entretanto, o tracking divulgado pelo website Ironman.com contém resultados adicionais, bem como alguns dados divergentes quanto às classificações dos atletas.

Realmente, temos de ser indulgentes, face às ""enormes dificuldades técnicas"" envolvidas em compilar, consolidar e divulgar de forma consistente uma base de dados contendo os resultados...

Então, resta-nos consolidar nossa tabela, incluindo resultados do tracking e ressalvando que persistem dúvidas quanto à classificação de determinados atletas brasileiros.

Class.
Geral

Nome
Número
País
Tempo
Total
Class.
Categ.
Class.
Gênero
Categ.
Gênero
10
Guilherme Manocchio
15
Brasil
09:20:57
10
10
PRO
Masc.
18
Ivan Albano
4
Brasil
09:40:31
14
18
PRO
Masc.
39
Alex Barbosa
521
Brasil
10:17:51
5
33
35-39
Masc.
100
Rafael Diniz
297
Brasil
11:14:29
22
86
30-34
Masc.
106
José Borges (Mosquito)
1285
Brasil
11:18:28
4
92
50-54
Masc.
136
Luciano Petri
687
Brasil
11:31:33
19
118
35-39
Masc.
185
Cleomar Feliciano
1304
Brasil
11:49:52
12
?
50-54
Masc.
286
Gil de Oliveira
560
Brasil
12:21:03
49
258
35-39
Masc.
295
Jorge Junior
346
Brasil
12:23:34
65
267
30-34
Masc.
331
Hedla Lopes
1759
Brasil
12:31:26
1
32
50-54
Fem.
390
Hely Peres
1000
Brasil
12:44:58
78
350
40-44
Masc.
537
Ricardo Rosário
1008
Brasil
13:18:40
113
479
40-44
Masc.
599
Ana Peres
1622
Brasil
13:29:31
12
65
35-39
Fem.
1266
Paulo Ribeiro Calil
813
Brasil
16:00:14
226
1081
40-44
Masc.


Torcendo para que os pros Manocchio e Albano, assim como os amadores Alex e Mosquito conquistem vagas para Kona-2012.

Resultados completos, neste link (wbsite do Evento):
Clique na palavra "here", abaixo da foto, à direita...

Tracking neste link (website Ironman.com):

Marco Cyrino

Ironman South Africa - 22/04/2012 - Resultados Profissionais e Amadores

Os brasileiros foram muito bem!

Além de Guilherme Manocchio e Ivan Albano, respectivamente 10º e 14º na categoria profissional, tivemos Alex Barbosa (de Santos) em 5º na categoria, José Borges – Mosquito (de Santos) em 4º na categoria, Gil de Oliveira (de Santos) em 49º na categoria.

Considerando os tempos totais, a prova deve ter sido duríssima.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Longão Improvisado (treino de ciclismo)

Final de semana com treino longo de bike programado: 145 km.

Procurando brechas no tempo e observando tempos de recuperação
Sábado amanheceu chovendo, com a entrada de uma frente fria.
Foi até bom, porque não me sentia recuperado do treino longo de corrida, feito na 5ª feira à noite.
Foram 30 longos quilômetros.
Quase 3 horas correndo.

Sexta à noite, já sabia que não me sairia bem se fizesse o longo de pedal no sábado.

Torcida para que o tempo melhorasse no domingo.
Não melhorou... Piorou, e muito.

Deitei cedo no sábado, para acordar às 4h30 da matina.
Choveu forte durante toda a madrugada e acabei nem dormindo bem, ouvindo as pancadas de chuva caindo.

Levantei no horário, tomei um ótimo café da manhã, e nada de a chuva sequer diminuir.

Não costumo "arregar" para mau tempo, mas estava realmente péssimo.
Uma coisa é pegar chuva durante o treino.
Outra, totalmente diferente, é sair de casa já debaixo de chuva forte.

Volto depois das fotos...

Carranca do tempo em Santos, no domingo pela manhã 



Respeitando...
Desta vez resolvi obedecer à minha intuição.
Na última vez não obedeci, quis ir contra tudo e contra todos, e acabei ganhando um Chão.
Não sou supersticioso... Pelo menos não muito... rsrsrs

Hora de improvisar (a dois é mais fácil...)
Preparei o ambiente.

Um parênteses: quem preparou não fui eu, e sim a Neuza.
É ela quem sempre prepara tudo - alimentação, hidratação, roupas e tudo o mais.
Sou sortudo!
Além de incentivadora ela é mais do que staff particular.  
Aliás, ela sabe bem quem ela é.

Ambiente preparado: rolo montado no meio da sala, todas as portas e janelas do apartamento abertas para uma melhor ventilação, circulador de ar na minha cara, cachorro deitado ao lado do rolo...

Cachorro deitado ao lado do rolo?
Sim! Cachorro deitado ao lado do rolo.
E me olhando com cara de quem pensa: "Esse cara está cada dia mais doido".

                                      Sob observação do psicãonalista

Treino indoor
Comecei o treino sem estabelecer uma meta exata.
Só queria fazer o maior volume (distância) possível, para compensar a perda do treino na estrada.

Quem, como eu, trabalha a semana toda em horário comercial, conhece a dificuldade de encontrar tempo para pedalar na rua, nos dias úteis.

Procuro fazer pelo menos 2 treinos semanais na academia de bike indoor (spinning), ou em casa no rolo.

Uso do rolo em treinos para volume
Mas, convenhamos, rolo é um ótimo recurso para treinos específicos.
Agora, para fazer volume é fogo!

Uma vez, a Carla Moreno me disse que fez 5 horas de rolo, treinando para o Iron.
Estou chegando à conclusão que ela não é deste planeta.

Existem aspectos positivos e negativos em treinar no rolo.
Segurança, conforto, clima, ventilação, subidas, vento contra, imprevistos, entre outros... escolham o que é positivo e o que é negativo.

O fato é que fazer um volume grande no rolo foge totalmente aos parâmetros do treino outdoor.

A começar pela ventilação.
Como meu "radiador" já tem 5 décadas e meia, acabo ficando hiperaquecido e sofro bastante com a perda de líquido.

Outro ponto é que no rolo não existe o efeito da velocidade inercial. Então, pedalamos o tempo todo, sem pausa.

Também é difícil estabelecer (sem um Medidor de Potência) a força exata que estamos aplicando, em relação àquela que aplicaríamos na estrada.

Pedalando parado

Considerando (e apesar de) tudo isto, pedalei a primeira hora, a segunda hora, a terceira hora, e consegui fazer 4 horas e lá vai fumaça, percorrendo 140 km literalmente parado.

Pós-treino...

Distância percorrida

Haja saco... L I T E R A L M E N T E. 

Marco Cyrino