Via Publique! - Sugestão
& indicação de Fernando Rocha
Áreas e pontos de contato
Quer
você esteja pedalando, surfando, cavalgando, ou dirigindo seu carro, o conforto
nas áreas de contato é crítico.
Em
cada atividade, devemos considerar nossas áreas de contato, por todo o corpo.
No
caso do ciclismo, algumas áreas importantes não são necessariamente pontos de
contato com a bike, mas sim com seus acessórios.
Por
exemplo: cabeça (capacete), tronco (camisas), pernas (bermudas), pés (meias e
sapatilhas), mãos (luvas), braços (camisas ou manguitos) e bunda e adjacências
(pad da bermuda).
Evidentemente,
nos preocupamos com o conforto que esses acessórios nos trarão, principalmente
nas provas e treinos mais longos.
Um
capacete de plástico, com ajustes, forração e ventilação péssimos, além de
comprometer o aspecto segurança, incomoda muito, podendo até mesmo estragar um
bom treino.
Este
tipo de análise vale para todos os demais itens.
E
existem também os pontos de contato direto com a bike.
Para
estes, os acessórios devem ser muito bem definidos, pois irão ser incorporados
ao próprio veículo, dificultando trocas constantes, tanto pela mão-de-obra necessária,
quanto pelos custos dessas peças, que costumam ser altos.
Pontos de contato direto com a bike
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Mãos: guidão/aerobar/clip
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Antebraços: Pads
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Pés: pedais
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Bunda e adjacências: Selim
O selim
Sem
desprezar a importância dos demais pontos de contato, a bunda e adjacências têm,
digamos, um impacto maior sobre o conforto e performance, nas provas e treinos
longos.
Quem
já pedalou com selins ruins sabe muito bem desse impacto.
Uma
das piores sensações é estar pedalando há muito tempo em determinada posição e,
de repente, sentir-se um “eunuco”.
Procurar
a parte principal das "adjacências" e "não sentir nada" dá
um desespero terrível.
Algumas
pedaladas em pé na bike fazem com que sintamos aquele formigamento maravilhoso.
E,
logo depois, "ele" nos diz algo como: --- "Ei... Tô de volta!"
Existem
vários aspectos que interferem na relação bunda x selim.
Largura,
formato, inclinação, tamanho do bico, revestimento e ventilação são alguns
deles.
Além
destes itens específicos do selim, existem também as mudanças de posição do
atleta, durante o percurso, motivadas por subidas, sprints, e até mesmo fadiga.
Tudo
isto influencia nessa relação, podendo evitar ou agravar problemas de pontos de
contato.
Bike Fitting e pontos de contato
A resolução de problemas de pontos de contato é fator
importantíssimo para o ajuste (fitting), conforto, velocidade e, em geral, para
o seu bem-estar a bordo de sua bike.
Outros elementos que contribuam para o seu desempenho
serão praticamente ineficazes, até que sejam resolvidos os problemas relacionados
aos pontos de contato.
Você poderá ter a melhor posição do mundo, em sua bike,
mas essa posição será teórica, não real, se você tiver de se manter saindo
dela, para resolver um problema de ponto de contato.
Escolha do selim
Além
da modalidade de ciclismo praticada, a escolha do design e das características
construtivas do selim, a partir de opções bastante variadas, deve levar em
conta as características de cada atleta e de sua forma específica de pedalar.
Alguns
critérios foram meio que convencionados, como:
Para
Triathlon, usa-se um bico um pouco mais largo e curto.
Para
melhorar a ventilação e a compressão sobre o períneo (algo que os médicos
recomendam), usam-se selins vazados no meio.
Para
atletas com fortes problemas de contato na região do períneo, existem selins
com bico duplo ou bipartidos (conheço o Adamo).
Tentei usá-lo, mas, talvez por não ter
insistido mais, não me adaptei porque, embora realmente resolva o "problema
de adormecimento", acaba
incomodando em regiões da bunda que antes não utilizávamos.
Alguns modelos de selins disponíveis para Triathlon e outras modalidades
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Selle San Marco Regale FX
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Prólogo Tri
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Dash Tri7
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Adamo ISM
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Selle San Marco - Aspide Glamour Feminino
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Selle San Marco Spid Glamour
Feminino
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Dash Aero99
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Tune SpeedNeedle
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Imagens obtidas dos
websites dos fabricantes: Dash, Tune, Prologo, Cobb, Selle San Marco, Adamo etc.
Palavra final
Recomendo
que leiam e se informem bastante a respeito do tema, pois vale muito a pena,
podendo evitar lesões e certamente melhorando o desempenho.
Marco Cyrino
Texto base: Marco Cyrino
Tradução e compilação, fontes adicionais: 3ATHLON NA VEIA
Artigos acessórios: Saddle Theory: Parts I, II, III, by Dan Empfield,
- Slowtwitch.com
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